Apresentação
Academia de Música Flor da Murta é o ponto de partida deste projeto cultural. As suas realizações, em 2016 e 2017, foram o Festival Música no Palácio, em Oeiras, com o apoio da Câmara de Oeiras e o Festival Filipe de Sousa, em Mafra, organizado com o apoio da Câmara de Mafra e da Fundação Jorge Álvares. Desde 2018, tem-se realizado o Festival Internacional de Piano de Oeiras, que realizará em 2023 a sexta edição.
Estes festivais contaram com a presença de nomes importantes do piano e da música de câmara no panorama nacional e internacional, incluindo, entre outros, Adriano Jordão, Teresa Palma Pereira, quarteto Arabesco, Jeffrey Swann, Jan Michiels, Wiener Klaviertrio, Orquestra de Cascais e Oeiras e Orquestra do Norte, mostrando a públicos diversos e pouco habituados a frequentar salas de concerto repertórios importantes e pouco conhecidos em muitos casos do público português. No Fipoeiras, participaram Piotr Anderszewski, Jeffrey Swann, Jan Michiels, Irit Rub, Grigory Gruzman, AntónioRosado Jorge Moyano, Valentina Lisitsa, Olga Kern, Yoav Levanon, Nicolai Lugansky e Teresa Palma Pereira.
A oferta musical deste festival o Fipoeiras, que devido ao seu êxito vai já na 6ª edição, é uma aposta na internacionalização de Oeiras como local de encontro entre nomes consolidados do panorama internacional e o público português.
A par destas realizações, segundo um padrão clássico, a Academia esteve representada no Ciclo Clássico para Todos e Clássicos na Livraria, dirigido pela pianista Teresa Palma Pereira no Palácio dos Aciprestes e na Livraria Ler Devagar, que representam o embrião de um projeto de formação de públicos. Também através de múltiplos recitais no Palácio da Flor da Murta, em que foram apresentadas grandes obras do repertório pianístico, no Ciclo de Cinema Vidas com Música com o saudoso Lauro António ou em ainda em eventos com o IAC e a APAV a Academia tem mantido uma ponte cultural com a comunidade envolvente de Oeiras , Lisboa e outras áreas próximas.
Através das masterclasses associadas ao Festival Internacional de Piano tem-se dado a oportunidade de jovens estudantes de piano contactarem com professores de escolas estrangeiras consagradas ou com pianistas com uma sólida formação pianística. Desde 2020, o Fipoeiras internacionalizou, decisivamente ,as suas masterclasses, tendo tido elevada procura de estudantes estrangeiros, mesmo durante a situação de pandemia.