Apresentação
O Grupo Cultural de Vila Fria iniciou a sua actividade na Festa de Nª Srª Imaculada Conceição, a 08 de Dezembro de 1982, no entanto, teve origem numa festa de encerramento de catequese organizada em Junho desse ano na qual foram representadas pequenas peças de teatro e algumas danças populares.
Em 06.02.1984 foi lavrada escritura e os seus estatutos foram publicados no Diário da República a 02.03.1984. O rancho adquiriu a denominação de “os Rancheiros” devido a uma tradição centenária que entretanto se perdeu. Os rancheiros, ou romeiros, eram grupos de pessoas que se deslocavam em romaria à igreja de Nossa Senhora de Porto Salvo dançando e cantando as modas da sua terra. È formado essencialmente por jovens e o seu repertório apresenta danças e cantares de todo o país.
Os trajes representam as diversas regiões de Portugal e o traje de rancheiro é apresentado como alusão à tradição. Desde a sua fundação o rancho folclórico é ensaiado pela Dna Odete Varanda, que tem sido a força e a alma deste rancho.
A actividade do Grupo Cultural de Vila Fria não se resume apenas ao seu rancho folclórico, participa anualmente no Desfile de Marchas Populares do Concelho de Oeiras e tem ainda em actividade vários “atelies” de dança, canto, musica e ginástica.
Durante todos estes anos a associação funcionou em instalações cedidas por diversas entidades oficiais e particulares. Em dia 07 de Julho de 2000, o Senhor Dr. Isaltino Morais, à época Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, inaugurou a nova sede social desta associação, cuja construção foi totalmente financiada por esta edilidade.