APRESENTAÇÃO

Este é um projeto desenvolvido no âmbito da iniciativa PARTIS & Arts for Change, da Fundação Calouste Gulbenkian, com financiamento do BPI e da Fundação La Caixa, sob a batuta de Sofia de Portugal e promoção do Grupo TEMA.

O objetivo era construir um projeto de formação e investigação teatral que fomentasse diálogos entre as especificidades da cultura surda e da cultura ouvinte. Os resultados desejados eram a descoberta de novas metodologias teatrais, novas formas expressivas não convencionais, novos signos comunicantes que acrescentassem palavras, não apenas à dramaturgia portuguesa, mas também à identidade surda, o enriquecimento recíproco entre comunidades e o desbravar de um espaço criativo que esbatesse as fronteiras entre surdos e ouvintes, tanto no palco como na sociedade.

Deste projeto de formação e investigação teatral com atores surdos, que teve a duração de dois anos, surgiu um espetáculo original, que pretende falar da própria cultura surda.

Partindo de histórias autobiográficas, construímos uma narrativa que pretende ser uma janela entre o mundo ouvinte e o mundo surdo, promovendo encontros criativos entre as diferentes culturas. Chegou-se a um espaço teatral de partilha, onde a Língua Gestual Portuguesa e a Língua Portuguesa oralizada partilham o centro da ação. Ambas as Línguas dialogam e entram em conflito, de modo a gerarem novas ações teatrais, gerando novos elementos comunicantes que servem tanto a comunidade surda como a comunidade ouvinte.

A primeira grande vitória deste projeto, cujos objetivos passavam precisamente pela profissionalização do ator surdo ganhou forma e foi concretizada.

CLASSIFICAÇÃO
Para maiores de 16 anos
PREÇOS

12,0 €

O EVENTO COMEÇA DAQUI A
  • 07

    Dias
  • 11

    Horas
  • 05

    Minutos
DATA(S) DO EVENTO
LOCALIZAÇÃO
CATEGORIAS